segunda-feira, 16 de junho de 2008

No país das Maravilhas!!! Parte 2


Sou professora de história da rede, venho tentando fazer valer a liberdade de educar e a liberdade de aprender, não acho que história é terapia nem que leva ao conhecimento pessoal, mas tenho certeza que as tentativas se frustam quando se deparam com uma escola que não pode avaliar.
A técnica de maquiar estatisticas, como se fala na revista, prende os professores numa rede de favores e retaliações. Professor bom é aquele que apresenta resultados. Mas o que são resultados?
São números de aprovados, você não precisa ensinar para lançar a nota no diário( leia-se).
Os que o fazem seriamente sofrem na escola com retaliações, como usar o vídeo, a sala de informática, quando tem, entre outras coisas...
depois de mais de treze anos de política de aprovação automática as salas de recuperação agora estão lotadas.
O único problema é que elas só podem funcionar se o governo autorizar.

Gostaria de saber quem elaborou a revista de história para ensino fundamental II e Médio.
está é a minha dúvida, por que quando se diz "nós" imagino que é alguém que batalhe como muitos, perdendo o difícil acesso, dando aula em escolas com alunos que te ameaçam, não tendo um auxílio transporte que cubra a condução que se paga para trabalhar..

só para dar uma idéia: o vale alimentação não vem desde o ano passado, o vales eram de R$4,oo e o máximo que eu já recebi foram 16 para o mês.
o auxilio trânsporte veio com R$20,00 para o mês, vejamos eu compro 8 passagens , dá pra trabalhar 4 dias e o resto do mês adivinha quem paga pra trabalhar? EU.

E como eu muitos outros professores. Mas se o problema fosse só trabalhista...
A educação está passando de um problema trabalhista para um problema de saúde e segurança pública.

Vamos pensar na educação como um todo?
Porque respeito também é educação e um ótimo estímulo ao trabalho!

Parte deste e-mail foi enviado a secretaria da educação no início de fevereiro, até agora não houve resposta, já temos um governo que não ouve São Paulo, agora temos um governo que silencia, com um artigo de um decreto do ditador Medice diz que a liberdade de expressão no Estado de SP não é tão livre assim.

Istó é uma democracia?
aqui sim acredito que se encaixe as frase da Legião Urbana: "Que País é Esse?"

Uma democracia silenciada por um decreto da época da ditadura?

Membros de movimentos estudantis que foram perseguidos, agora ocupam cargos públicos e usam as mesmas leis de seus algozes?

Mario Quintana tem uma frase famosa :
analfabeto é aquele que aprende a ler e não lê!

Eu penso desta proposta educacional desenvolvida a partir do governo Covas e o estabelecimento do Tucanato no poder do Estado de São Paulo e que está em voga atualmente:
O maior analfabeto é o "dito" especialista em educação dizer o que se deve ensinar a ler e censurar o que se escreve!

nas palavras de Brecht é o analfabeto político.

ps1: a recuperação que iria ter paralela para os alunos foi adiada pelo governo,
deixo a pergunta, por que será?

ps2: Só espero lucidamente não ser acusada de estar fazendo um Dossiê!!!

ps3: Sobre Goebbels e as ladaínhas , de que nos acusam, acredito ser um simples caso de transferência psicológica por parte dos especialistas, Freud "deve" explicar... eu espero!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha cara amiga lais...

No atual governo as imagens passadas as pessoas são para encher os olhos dos "cegos", ganhar votos do partido de oposição e maquiar o que a cúpula capitalista manda fazer por ser influente no que é o mais vital para os seres humanos. O que interessa a eles são os indices de PIB e outros maquiados para ganhar olhos dos vizinhos, sem se importar com o conteúdo e o aumento da responsabilidade que o estudo realmente precisa ter.
Muito se fala e pouco se faz... mas vale lembrar também que a educação do comportamento humano para com o outro vem de casa e é exatamente o que a televisão mostra ao contrario... Na minha opinião eles estão cada vez mais é preparando o ser humano para ser chubo de canhão...

Abraços

Anônimo disse...

É realmente muito triste isso...O pior, é que todos são prejudicados e principalmente os alunos!!!


Adorei esse texto, está de Parabéns!!!

bjos!